quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

GENI promove conferência que discute gênero no contexto pós-colonial

O Grupo de Gênero, Memórias e Identidades da Universidade Federal do Maranhão (GENI/UFMA) irá promover no dia 02 de março de 2017, às 15 horas e 30 min, no Auditório José de Ribamar Caldeira no Centro de Ciências Humanas (CCH), uma conferência com a Antropóloga Colombiana Mara Viveros Vigoya.
A conferência intitulada “As cores da masculinidade: Experiências Interseccionais e Práticas de Poder na Nossamérica” terá entrada franca e trará reflexões sobre as discussões de gênero de forma interseccional, considerando aspectos como classe e raça na construção das experiências “gendradas”. O contexto latino-americano também é inserido como um ponto fundamental das discussões propostas, destacando as heranças da colonialidade e a marginalidade epistemológica que dela decorre.
A conferência será um “aperitivo” da obra “Les couleurs de la Masculinité: Expériências Interseccionais e Pratiques de Pouvoir em América Latine”, recém lançada por Mara. O livro analisa a forma como as "identidades" masculinas são construídas, na interseção de diferentes formas de dominação (social, sexual, racial). Os argumentos e reflexões de Mara perturbam os imaginários da sexualidade negra, do estadiamento da brancura normativa e violência sexista, mostrando que a masculinidade ainda é racializada.
Sobre a pesquisadora:
Mara é autora das seguintes obras: “Les couleurs de la Masculinité: Expériências Interseccionais e Pratiques de Pouvoir em América Latine” (2018); De quebradores y cumplidores: sobre homens, masculinidades e relações de gênero na Colômbia (2002); co-autora de Culturas do Conhecimento e direitos sexuais na
Colômbia (2006), Raça, etnia e sexualidades: cidadania e multiculturalismo na América Latina (2008), Compreensão das Sexualidades Globais. New Frontiers , (2012), Pigmentocracies: Etnia, raça e cor na América Latina (2014), The Oxford Handbook of Feminist Theory (2016).
Sobre o Grupo:
O Geni foi criado em 2001, com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas nas áreas de gênero, sexualidade, corporalidades, memória e identidade. Vinculado, inicialmente, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e ao Departamento de Sociologia e Antropologia, o grupo é coordenado pela Profª. Drª Sandra Maria Nascimento Sousa, e, atualmente, exerce, também, atividades de pesquisa, docência e orientação de trabalhos científicos junto ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA.
Os estudos e pesquisas sobre gênero objetivam entender processos e relações que produzem e reproduzem as estruturas que sedimentam as classificações binárias do gênero,assim como, buscam perceber, nas mediações e limites dessas estruturas, a aparição e a existência de diversas outras configurações de gênero, dessa maneira, problematizando divergências, desvios e abjeções. Apoia e acolhe as experiências ativistas que combatem as desigualdades sociais e reivindicam lugares de afirmação política.
O Geni tem como linhas de pesquisa: Gênero, memória e identidade; Prostituição; Gênero e geração; Religiosidade e Gênero; Gênero e literatura; Gênero e educação; Travestilidades, intersexualidade e transexualidades; Identidade de gênero e orientação sexual; Sexualidade e reprodução; Corporalidades; masculinidades; Violência de gênero; gênero e raça; Gênero e cinema.
Para mais informações acesse: http://grupogeniufma.blogspot.com.br/. Estamos também no Facebook: https://www.facebook.com/geniufma/ procurem-nos lá. E no caso de qualquer dúvida, vocês já sabem nosso e-mail.