quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS EM GÊNERO, MEMÓRIAS E IDENTIDADES
III SEMINÁRIO GENI- GRUPO DE ESTUDOS EM GÊNERO, MEMÓRIAS E IDENTIDADES: DIFERENÇAS EM MOVIMENTO


DIAS DO EVENTO 26, 27 E 28 DE MARÇO DE 2018 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
O III SEMINÁRIO DO GENI: ESTUDOS EM GÊNERO, MEMÓRIAS E IDENTIDADES: DIFERENÇAS EM MOVIMENTO e o I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS EM GÊNERO, MEMÓRIAS E IDENTIDADE tem por objetivo promover a integração e discussões de professoras/es e orientandas/os de iniciação cientifica, pesquisadoras/es, alunas/os de pós-graduação e graduação, bem como toda a comunidade acadêmica cujos trabalhos se inserem no campo dos estudos de gênero. Tal evento, com a temática diferenças em movimento pretende abarcar a diversidade de reflexões desenvolvidas atualmente nos estudos de gênero. Reflexões estas que incluem múltiplas possibilidades de articulação com outros campos de estudos e produção de saberes, como educação, mídias, tecnologias, literatura, estudos queer, movimentos sociais etc.
Por que diferenças?
O grupo de estudos de Gênero, Memória e Identidade (Geni/UFMA) vem, há bastante tempo, problematizando o uso de categorias analíticas, tais como  Gênero, Identidade e Diferença. Em sintonia com estudos de Judith Butler e, especialmente, à luz da perspectiva da desconstrução, enfatizada por Jacques Derrida, entende que estas são produções histórico-políticas, referendadas em perspectivas científicas, que atravessam  e distribuem os sujeitos em diferentes posições, imprimindo-lhes marcas de inclusão, rejeição e abjeção. Movimentos diversos opõem-se e resistem continuamente a essas intenções políticas, desestabilizando-as, propondo e construindo outras experiências e saberes. Nesse sentido, a proposta do evento e também do grupo de estudos é fomentar o debate sobre diferenças e diversidades, que não são categorias imóveis, mas, que a cada tempo histórico e cultural se modificam e se movimentam ampliando as compreensões do diferente e questionando o que é considerado o normal. A proposta do evento é levar as/os participantes a problematizarem suas concepções e a transgredirem o sistema de inteligibilidade cultural que constantemente reafirma uma relação causal e ordenada entre gênero, sexo e sexualidade, que contemporaneamente são marcadores, entre outros, usados como mecanismos de compreensão das diferenças.
Período de inscrições
Ouvinte (sem apresentação de comunicação oral) – 13/01/2018 – até o dia do evento
Ouvinte (com apresentação de comunicação oral) – 13/01/2018 até 23/02/2018
OBS: A divulgação dos trabalhos será até o dia 23/02/2018 (Em caso de alteração de datas será informado pelas mídias facebook e pelo endereço http://grupogeniufma.blogspot.com.br ).
Informações sobre os GT (Grupos de Trabalho) e normas de submissão podem ser acessadas no link
Taxa de inscrição
  • R$ 20,00 - Estudantes de graduação
  • R$ 50,00 - Profissionais, estudantes de pós-graduação e professores/as de Educação Básica.
As inscrições do evento, bem como o acesso a mais informações podem ser acessadas no endereço: