sábado, 14 de outubro de 2017

Geni apresenta trabalho no Seminário Internacional Desfazendo Gênero

Seja Fazendo ou Desfazendo Gênero, as Genis não perdem a oportunidade de brilhar, desta vez quem entrou na roda para relar, foi uma das caçulas do Geni, Geysa Fernandes. A mestranda apresentou no III Seminário Internacional Desfazendo Gênero, a sua pesquisa sobre as abordagens dos casos de violência contra a mulher em jornais impressos do Maranhão. O evento ocorreu em Campina Grande na Paraíba entre os dias 10 e 13 de outubro.
Intitulado “MULHER NA MÍDIA: uma análise crítica das abordagens sobre casos de violência contra mulher em jornais do Maranhão”, o trabalho apresentado teve inicio na graduação de Geysa, que optou por expandi-lo no mestrado com reformulações e novas propostas metodológicas (Aguardem!). E o modus operandi parece ter agradado as avaliadoras, que elogiaram o fato da pesquisa analisar os “não ditos” pelos jornais, gostaram tanto que já querem dar a Elza na ideia e provocar os seus próprios orientandos a fazerem o mesmo.
Geysa analisa as matérias dos jornais “O Estado” e “Jornal Pequeno” publicadas entre 2013 a 2015, buscando identificar como a imagem da mulher é construída por esse tipo de mídia e como são pautados os casos de violência doméstica, por meio de uma análise do discurso que contempla a avaliação do espaço editorial e a periodicidade reservadas ao tema.  
Distanciando de qualquer preceito biológico, a pesquisadora discute gênero como uma categoria que é construída socialmente e sobre a qual a mídia produz um discurso que a posiciona, invariavelmente, como conivente com tais violações.
Diante desta constatação, Geysa problematiza a forma que os jornais noticiam os casos de violência contra a mulher, questionando a falta de preocupação de empoderar as leitoras com informações que as façam perceber situações de violência para além da agressão física e sexual. Critica o modelo descritivo das matérias, que não dão informações sobre leis e politicas públicas que protegem as mulheres.
Como diz o poeta “É ela, é ela... Maravilhosa é ela! Inteligente aqui é ela!”, arrasou, né Amores? Quem ficou curiosx, quando sair a publicação a gente divulga.

Sobre a pesquisadora
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão e Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Geysa teve experiências de licenciatura através de dois anos de atividades no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e realizou consultoria para a Secretaria de Estado da Mulher. Nas horas vagas, ela descansa esse cérebrozão no mundo dos sonhos.