sábado, 16 de março de 2019

Dispositivo da sexualidade: prazeres e perigo



A perspectiva adotada é a de que a sexualidade é um dispositivo histórico e não um dado da natureza ou uma essência pertencente ao domínio interno dos sujeitos. De acordo com o teórico francês Michel Foucault, a sexualidade é uma [...] grande rede da superfície em que a estimulação dos corpos, a intensificação dos prazeres, a incitação ao discurso, a formação dos conhecimentos, o reforço dos controles e das resistências, encadeiam-se uns aos outros, segundo algumas grandes estratégias de saber e poder (FOUCAULT, 1998, p. 100).
Nesse sentido, a proposta é discutir como as concepções de “prazer e perigo” são construções discursivas encadeadas a partir de relações de poder-saber. Um dos significados centrais construídos em nossa sociedade em torno da noção de sexualidade é justamente a de que os prazeres sexuais são perigosos, pois ameaçariam a ordem social. Esses prazeres, enquanto componentes do dispositivo da sexualidade, no entanto, são construções sociais e históricas baseados na heteronormatividade, que classifica determinadas pessoas, coletividades e expressões da sexualidade como desviantes, anormais e estigmatizantes, por não se enquadrarem em referências legítimas. No tocante às práticas sexuais, expressões e manifestações de prazeres, esse dispositivo histórico, que é heteronormativo, classifica a sexualidade como “boa” ou “má, estabelecendo limites do que é permitido ou proibido e criminalizado.
Atualmente, presenciamos no contexto brasileiro um crescimento de discursos conservadores que reforçam essa concepção, relacionando qualquer menção à sexualidade não reprodutiva e heterossexual como algo ideológico e perigoso, envolto de pânicos morais. De acordo com Stanley Cohen (1972), o conceito de pânicos morais serve para pensar na maneira como a mídia, a opinião pública e os agentes de controle social reagem a determinados rompimentos de padrões normativos. Esse conceito permite entendermos como processos de mudanças sociais  podem causam grande temor e medo, uma vez que poriam em risco a estabilidade de formatos tradicionais de instituições, como família, casamento, religião.
Nas Ciências Sociais e Humanas, a temática que envolve a sexualidade, prazeres e perigos abarca uma grande amplitude de discussões, como pensar questões referentes à orientações sexuais não normativas (LGBTQI), convenções de erotismo, mercado de consumo de bens eróticos e pornográficos, práticas sadomasoquistas e BDMS (bondage, disciplina, dominação e submissão), prostituição, pedofilia, dentre outros. É visando ampliar esse campo de estudos e dialogar com questões atuais, de cunho político, econômico e social que propomos a temática do Evento Nacional.