terça-feira, 12 de setembro de 2017

Geni apresenta tese de doutorado sobre marcação de diferenças de gênero reafirmadas pela indústria da beleza brasileira

Vocês já imaginaram “o último” dia de UFMA de vocês? Ou para quem já passou por isso, lembram como foi? Apostamos que a Geni, Carolina Pitanga, vai demorar um pouquinho a esquecer o dia 06 de setembro de 2017! Dia em que entre atrasos e outros imprevistos, Carol defendeu sua tese de doutorado intitulada: “Produções discursivas do gênero em campanhas publicitárias: gênero e interseccionalidades”.
A tese, orientada pela Profª Drª Sandra Sousa, tem como objetivo principal analisar o discurso publicitário produzido pelas duas das maiores empresas brasileiras de cosméticos, Natura e O Boticário. Na pesquisa, Carolina investigou como estes discursos constituem uma tecnologia que produz o gênero e que naturaliza e veicula uma suposta verdade sobre a diferença sexual. Marcações de diferença caracterizadas a partir de uma perspectiva binária, que configuram modelos de feminilidades e masculinidades. 
As peças analisadas foram veiculadas na TV brasileira aberta entre 2008 e 2017, Carolina destacou, especialmente, as publicidades de datas comemorativas, tais como: Dia Internacional da Mulher, Dia Do Homem, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais. Na tese, Carolina analisa as estratégias discursivas utilizadas nas peças sob a perspectiva da performatividade de gênero, como defendida por Butler, buscando identificar o que há de regularidade em relação aos modelos de corporalidade, estilos de vida ideais e parâmetros de “beleza”.
A Geni foi avaliada e aprovada pela professora do Instituto Federal do Maranhão, Juciana Sampaio, os professores da Universidade Federal do Maranhão, Elizabeth e Jackson Ronie, a professora da Universidade Estadual de Campinas, Iara Beleli e a professora, Sandra Sousa que presidiu a banca.
Parabéns, Carol! 

Meninxs e esse dia foi boca de confusão para o Geni! Como divulgamos, a professora Iara ministrou uma palestra sobre pesquisa na internet, redes sociais e relações amorosas. Foi um espaço muito esclarecedor, onde além de conhecer a pesquisa da professora, discutimos as metodologias e desafios das pesquisas neste espaço tão significativo para as relações sociais atuais.
Perderam, né seus preguiçosos? Mas, não fica triste que transmitimos ao vivo e salvamos no nosso Facebook, assim vocês podem ter um gostinho da palestra. 
Sobre a pesquisadora
A bicha agora é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, bebê! (Nem o Lattes ainda sabe disso!) Carolina Vasconcelos Pitanga é ligada ao Geni desde 2013, possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela mesma Universidade e possui projetos de pesquisa ligados à Antropologia Visual, Sociologia e Antropologia Urbana. Nas horas vagas gosta de fotografar, meditar, ouvir som na praia!