terça-feira, 8 de agosto de 2017

Geni apresenta pôster sobre a exclusão de professores no acesso a Educação Infantil

O Geni, Thiago Fernandes, apresenta pôster sobre a dificuldade do professor em acessar a educação infantil no 11° Seminário Internacional Fazendo Gênero, que ocorreu em Florianopolis-SC entre 30 de julho e 04 de agosto. O trabalho compõe discussões realizadas pelo pesquisador no desenvolvimento de sua monografia do curso de Pedagogia.
O trabalho intitulado “‘É ele o professor?’: discussões sobre a docência masculina na educação infantil” foi motivado pelas experiências pelas quais Fernandes se deparou durante o período de estágio docência do curso de Pedagogia, no qual percebeu relevante dificuldade em lecionar na educação infantil por ser homem. 
Neste período, Fernandes escutou declarações explicitas quanto à surpresa dos avaliadores dos processos seletivos do estágio quanto ao pleito de um professor do sexo masculino às vagas na educação infantil, tais como: “Estou espantada por você está aqui, você é homem, dificilmente vai conseguir estágio na Educação Infantil”. 
Fernandes opta pelas discussões de gênero no cotidiano escolar por este possibilitar a desnaturalização e a problematização de ações rotineiras que envolvem o processo de ensino-aprendizagem, colocando em cheque o “papel” do (a) professor (a) nesse movimento. 
Fernandes questiona quais as prerrogativas que limitam a educação infantil às educadoras e que deslocam o educador para as fases posteriores dos níveis de ensino, já que diretrizes que regulam a educação básica e que estabelecem a formação para atuação nos diversos níveis, não trazem explicito que apenas professoras exerceram a atividade na educação infantil, delimitando a atuação dos professores a partir do Ensino Fundamental I. 
 Para Fernandes, que conseguiu estágios na Educação Infantil com atividades aleatórias a sua formação e que garantiam a distância em relação às crianças, as bases norteadoras da preferência por educadoras, está sustentada por preceitos machistas e pela desvalorização da educação infantil; e explica em tom de ironia: “Têm-se a concepção de que este nível educacional é um espaço recreativo, onde as crianças precisam ser apenas “vigiadas” e para esta função quem melhor que as mulheres detentoras de um instinto maternal?”. 

Sobre o Pesquisador
Thiago Fernandes Sousa está no Geni desde o primeiro semestre de 2016, formado em pedagogia pela Faculdade Santa fé (2017), cursa Ciências Sociais pela UFMA e a especialização em Educação Especial e Inclusiva. Atualmente, trabalha no Colégio Dom Bosco, na equipe de supervisão e coordenação do Ensino Médio. Nas horas vagas é pai de cinco (eu falei cinco sim) gatos e um cachorro.