II Seminário de Gênero, Memória e Identidade (GENI) pretende promover a integração de professores/as e orientandos/as de iniciação científica, pós- graduação, bem como de pesquisadores/as da comunidade acadêmica cujos trabalhos se inserem no campo dos estudos de gênero. Tal evento, com a temática Comemoração dos 15 anos do GENI pretende abarcar a diversidade de reflexões desenvolvidas atualmente acerca desses estudos sobre memórias, identidades e gênero e suas implicações com as ciências humanas e sociais, na perspectiva de inserção no debate local e nacional.
Em 2017, o grupo de Estudos em Gênero, Memória e Identidade (GENI), completa 15 anos de atuação estimulando pesquisas e debates sobre gêneros no Maranhão. Em função desta data, o GENI, está se preparando para o segundo seminário aberto ao público. Desde 2002, o grupo realiza reuniões
semanais, quando discute obras de pensadores/as influentes, apresenta resultados de pesquisas, promove estudos dirigidos e orientações coletivas.
Como resultados de esmero trabalho, os seus membros publicaram recentemente o livro Fazendo e Desfazendo Gêneros (2015), além de acumularem outras publicações em periódicos e anais de eventos científicos com frequência. Os/As integrantes também participam de colóquios e congressos nacionais e internacionais sobre estudos de gênero e teorias feministas, como o Seminário Internacional Fazendo Gênero, Seminário Internacional Desfazendo Gênero, Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, da Associação Brasileira de Estudos da
Homocultura, e o Congresso Internacional Queering Paradigms, para citar alguns. Em âmbito local, já organizou minicursos, mesas redondas, conferências e jornadas voltadas ao público.
O GENI tem igualmente participado de audiências públicas, interagido com diversos movimentos sociais, bem como sido agraciado com prêmios locais pela qualidade de sua produção.
A proposta do II Seminário visa ao fortalecimento de uma tradição de debates acerca dos estudos de gênero e do pensamento de autoras importantes para sua consolidação no Estado do Maranhão. Pretende-se, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas pesquisas, possibilitando aos/às estudiosos/as, ricas discussões na presença de grandes especialistas da área, como professores/as de renome nacional. Ao longo do trabalho já desenvolvido, constatou-se que o interesse no tema é cada vez maior, sinalizando para a necessidade de aprofundar os estudos e divulgar os resultados.
Nesta data comemorativa, apresentamos o GENI com suas publicações e atividades desenvolvidas durante esses 15 anos!