terça-feira, 12 de abril de 2016

Minicursos



Minicurso 1: Contribuições e releituras de Simone de Beauvoir

Ministrantes: Profa. Dra. Juciana Sampaio (IFMA) e Profa. Karla Cristhina Soares Sousa (UFBA)

Ementa: Introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir. Aspectos conceituais do existencialismo: o conceito de condição humana, situação, projeto, imanência, transcendência, Outro.  Recepção brasileira do pensamento de Simone de Beauvoir. Noções de estruturalismo e pós-estruturalismo. Concepções críticas ao pensamento beauvoriano. Contribuições aos estudos de gênero.
Bibliografia indicada:
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
______. O segundo sexo: a experiência vivida. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
BORGES, Joana Vieira. Para além do “tornar-se”: ressonâncias das leituras feministas de O Segundo Sexo no Brasil. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
BUTLER, Judith. Variações sobre sexo e gênero: Beauvoir, Wittig e Foucault. In: BENHABIB, Seyla & CORNELL, Drucilla. Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1987.
______. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
NYE, Andrea. Teoria Feminista e as filosofias do homem. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1995.
Salih, S. (2012). Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica.
SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um humanismo. 4.ed. Lisboa: Presença, 1978.


Minicurso 2: O debate do gênero nas ciências sociais e os estudos queer


O minicurso apresentará a crítica empreendida por sociólogas e antropólogas feministas e estudiosas do gênero a autores consagrados das ciências sociais e a suas perspectivas de compreensão do gênero. Em seguida, discutirá as propostas dos estudos queer para explicar a construção do gênero numa crítica radical aos enquadres binários e no interior de processos sociais mais amplos de normalização e abjeção.